Crenças

 

* Cremos no Deus Trino que, mesmo sendo um só Deus, compreende três pessoas: Pai, Filho e Espírito Santo.
 

* Cremos em Deus Pai, Todo-Poderoso, o Criador de tudo o que existe.  Ele é santo, perfeito, eterno e reina soberanamente sobre todas as coisas.

 

* Cremos em Jesus Cristo.  Ele é igual ao Pai em glória, honra e poder, porque d’Ele, e por Ele e para Ele todas as coisas foram criadas.  Por amor a nós Ele veio ao mundo, se fez homem, nasceu da virgem, Maria, e viveu uma vida sem pecado.  Ele se entregou à morte para pagar pelos nossos pecados, provendo a nossa justificação e reconciliação com o Pai.  Seu sacrifício não foi a morte de um mártir, mas a vitória de Deus sobre o pecado, a morte e Satanás, pois, no terceiro dia, Ele ressuscitou.  Hoje Ele vive e reina à destra de Deus Pai, salvando todos que o confessam como Senhor da sua vida.  Ele é o único mediador entre Deus e a humanidade.  Cremos que a obra de Cristo se estende além do âmbito pessoal e inclui a futura restauração dos céus e da terra.
 

* Cremos no Espírito Santo, também igual ao Pai e ao Filho em glória, honra e poder.  Ele é a pessoa da Trindade que manifesta o poder de Deus no mundo.  Através dEle o mundo foi formado, os profetas falavam, as Escrituras foram inspiradas, Maria concebeu o Nosso Senhor e o próprio Jesus ressuscitou.  Ele é a pessoa que forma e mantém a Igreja.  Ele continua agindo na Igreja até os nossos dias, através dos frutos e dos dons espirituais.  Ele batiza todo aquele que confessa Jesus Cristo como Senhor ao convencê-lo da sua necessidade de arrependimento, confissão, conversão e santificação.
 

* Cremos que a Bíblia constitui a revelação plena, verbal e divinamente inspirada de quem Deus é, quem nós somos, como Deus se relaciona com sua criação e como nós devemos nos relacionar com Deus e com o nosso próximo.  A Bíblia, portanto, é a autoridade máxima na formação da fé e da prática cristãs.  Cremos que quaisquer "revelações" acrescidas às Escrituras Sagradas constituem um desvio da fé verdadeira.  Qualquer omissão das Escrituras é igualmente um abandono da fé verdadeira.

 

 * Cremos que a salvação depende somente da fé, mas não da fé que vive só.  Não há como merecer o céu.  Não há penitência ou sacrifício que possam nos reconciliar a Deus.  Ele já proveu a nossa reconciliação pelo sacrifício do seu Filho, Jesus.  Mas cremos que aquele que verdadeiramente crê em Jesus também demonstra esta fé por meio de atos e atitudes que condizem com os ensinamentos de Cristo, dos apóstolos e dos profetas.  O verdadeiro cristão vive uma vida piedosa.  A salvação é um ato de misericórdia e eleição divina que se manifesta necessariamente na vida de quem for por ela alcançada.


 * Cremos que um dia Jesus voltará para ressuscitar os mortos e julgar a todos, seja para a vida eterna ou para a condenação eterna.  Os que seguirem Jesus até o fim conhecerão o descanso eterno na presença de Deus.  Os que o rejeitarem, mesmo seguindo alguma forma de crença, conhecerão a perdição eterna.


 * Cremos que a Igreja de Cristo é uma só; que ela é santa, apostólica e inclui os fiéis do mundo inteiro e de todos os tempos.  A Igreja representa a presença de Cristo no mundo e os seus propósitos.  Sua missão é ser a comunidade redimida de Cristo, encarnando a sua verdade e o seu amor, adorando a Deus por meio de confissão, oração, louvor e pela proclamação das boas novas de redenção em Cristo Jesus, através da pregação, dos sacramentos e do testemunho cristão.

 

* Cremos que a Igreja real seja composta pelos verdadeiros discípulos de Cristo.  Cremos que nem todos que se chamam cristãos e nem tudo que se chama igreja o sejam.  Mas cremos que só o Espírito Santo sabe por certo quem são os seus.  Cremos que a Igreja não seja uma invenção do nosso século e que ela precisa honrar as suas tradições denominacionais e históricas. 


 * Cremos ainda que Deus constitui homens na Igreja como pastores e bispos, a quem confere dons ministeriais.  Cremos ainda que, embora não seja legítima a ordenação de mulheres ao presbitério, elas exercem ministérios que devem ser reconhecidos e encorajados.  Cremos que a saúde da Igreja depende da qualidade desta liderança, assim como da harmoniosa cooperação dos membros com a mesma.  Cremos, ainda, que Deus concede autoridade aos ministros da Igreja através de uma hierarquia e não democraticamente; portanto, esta Igreja tem como governo o sistema episcopal (governado por bispos, que são os pastores dos pastores).